Início     Curriculum Vitae     Ensino     Investigação  Gestão    Links

horizontal rule

Química

Licenciatura em Fotografia
 
DOCENTES
Valentim M. B. Nunes, Prof. Adj.
José Quelhas Antunes, Prof. Adj.

Testes de avaliação contínua. 1º Teste: 8 de novembro, 11 h; 2º Teste: 20 de dezembro, 14h30

Datas de Exame  Normal: 11 janeiro 14 h & Recurso: 1 fevereiro 14 h

Para as avaliações trazer documento de identificação, calculadora, Tabela Periódica, Tabela de Iões e Tabela de potenciais.

OBJECTIVOS
Pretende-se que os alunos adquiram uma fundamentação teórica, bem como uma visão fenomenológica da química; Sejam capazes de descrever e interpretar fenómenos químicos; Consigam resolver problemas que envolvam conceitos químicos; Adquiram base científica para a compreensão e aplicação dos conhecimentos de química nos processos fotográficos. 

PROGRAMA DA DISCIPLINA 

1. Estrutura da matéria: Teoria atómica. Estrutura do átomo. Relações mássicas - número atómico, número de massa e isótopos. Moléculas. Iões e compostos iónicos. Tabela Periódica. Classificação periódica dos elementos. Configurações electrónicas e a tabela periódica: variação das propriedades atómicas.

2. Ligação química: notação de Lewis, regra do octeto. Ligações: iónica, covalente e metálica. Nomenclatura dos compostos inorgânicos.

3. Estequiometria: Massa atómica, mole, massa molar e reacções químicas. Acerto de equações químicas. Soluções e modos de exprimir concentrações. Preparação de soluções a partir de solutos sólidos e líquidos, e por diluição de soluções concentradas.

4. Ácidos e bases: Ácidos e bases de Bronsted e de Lewis. Propriedades ácido-base da água. O conceito de pH. Força de ácidos e bases. Medição do pH: indicadores e medidores; eléctrodo de medida de pH; eléctrodo de referência.

5. Oxidação-redução: Reacções de oxidação-redução. Acerto de reacções redox. Células electroquímicas. Potenciais de redução padrão.

6. Química orgânica: Hidrocarbonetos. Nomenclatura dos hidrocarbonetos saturados. Nomenclatura dos cicloalcanos. Grupos Funcionais

7. Química da fotografia a preto e branco: Constituição do filme PB. Mecanismos fotoquímicos de formação de imagem – Formação de imagem latente; Variação da fotossensibilidade dos sais de prata com o c.d.o.; Mecanismo de sensibilização espectral. Revelação-Agentes químicos de revelação; Equilíbrios ácido-base e redox da hidroquinona; Equilíbrio iónico do metol; Mecanismo da revelação; A forma do grão de prata metálica após revelação; Revelação química e revelação física; A superaditividade; Agentes alcalinos; Antioxidantes; Antivéu; Outros agentes. Banho de paragem. Fixação – mecanismo de fixação, composição do banho fixador. Lavagens.

8. Componente prática laboratorial: Trabalho nº 1 - Medição do volume e massa de líquidos. Trabalho nº 2 - Preparação e diluição de soluções. Trabalho nº 3 - Aferição de soluções. Trabalho nº 4 - Titulação potenciométrica. Trabalho nº 5 - Introdução à Oxidação-Redução.

MÉTODO DE AVALIAÇÃO

Avaliação contínua: A aprovação na unidade curricular depende da execução experimental de todos os trabalhos práticos e da entrega dos respectivos relatórios (P, correspondendo a 40%) e da realização de dois testes escritos sobre a matéria teórica (T, correspondendo a 60%).

Avaliação final: A avaliação final consiste num teste escrito, em qualquer uma das épocas, sobre a matéria teórica (T)

BIBLIOGRAFIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Qualquer horário, com marcação prévia. Contacto por email: valentim@ipt.pt

MATERIAL DE APOIO

Apresentação      Tabela Periódica    Sebenta (créditos: Manuel Rosa)
 

Capítulo 1     Capítulo 2     Capítulo 3     Capítulo 4     Capitulo 5     Capítulo 6     Capítulo 7  (créditos: Manuel Rosa)

EXEMPLOS de PROVAS de AVALIAÇÃO:   Teste_1   Teste_2

LINKS

Química - FotografiaInstituto Politécnico de Tomar (ipt.pt)